Central de atendimento

(99) 3521-4153

(99) 9.8120-2251

ctnsgfiqueemcasa@gmail.com

AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem

Julho Amarelo é o mês de prevenção contra as Hepatites Virais


17/07/2017 14h08

O mês de julho é para conscientizar a população sobre os cuidados e prevenção contra as hepatites virais. O termo amarelo utilizado na campanha é devido à cor que o infectado fica quando a doença se manifesta. Essa doença ataca o fígado, um dos maiores órgãos do corpo humano.

Segundo o Dr. Dráuzio Varela, ao portal G1, as hepatites mais comuns são A, B e C, mas existem também as hepatites D, E e G. Cada uma delas é provocada por um tipo de vírus e tem diferentes formas de prevenção e tratamento. A hepatite A, por exemplo, é transmitida por meio de água e alimentos contaminados. Já as hepatites B e C são transmitidas no sexo sem proteção e no compartilhamento de seringas, agulhas ou qualquer outro objeto cortante e perfurante. São doenças graves que podem provocar danos irreversíveis.

Cidades de todo o país este mês estão realizando testes para identificar o vírus das hepatites B e C. Só lembrando esses testes podem ser feitos em qualquer período nos Centros de Testagem e Aconselhamento da sua cidade.

Em 2014, o Ministério da Saúde introduziu a vacina contra a hepatite A no calendário de vacinação, que passou a ser ofertada nos postos de saúde do país. A introdução da nova vacina foi uma das ações do Ministério da Saúde que marcaram o Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho.





COMENTÁRIO